Mudar o hábito – percebemos realmente o que comemos? Para que serve o registro ou diário alimentar?

Os pacientes costumam falar assim – “Nossa!! é muito chato escrever tudo que comemos o tempo todo”.

Ao escrever o que comemos, conseguimos identificar REALMENTE tudo que colocamos na boca com detalhes, observando os pontos de resistência do hábito ou da dieta e as barreiras alimentares (exemplo: beliscos ou preparações calóricas).

Infelizmente, os estudos relacionados com testes de validação de consumo alimentar demonstram que os relatórios sobre registro alimentar, de maneira geral, sub informam o que o indivíduo come. Temos dificuldade de registrar o consumo real, omitimos e não percebemos de fato o impacto da alimentação no nosso corpo.

Quando “notamos”, já reganhamos o peso ou adquirimos pesos maiores. Tristes, sem coragem de recomeçar a “tal dieta novamente”, esperamos o limite da saúde ou a estética deformada, para nos submetermos à próxima “dieta da moda”.

Expor detalhes da vida alimentar demanda atenção, auto percepção e coragem. É preciso enfrentamento, passar por incômodos e frustações. Uma espécie de autoconhecimento para aceitar e tentar construir um “Novo amanhã, um novo alimentar”.

Claudia Cravo

"A inteligência da alimentação e a melhoria da sua saúde"

Claudia Cravo

Contatos

+55 21 2286-4095
+55 21 2537-8276
+55 21 981 660 242
claudiacravoconsultorio@gmail.com

Rua Dona Mariana, 143 - Salas A24
Botafogo
Rio de Janeiro - RJ