A alimentação nos tempos atuais e virtuais

O que e o quanto comer, parece uma decisão trivial para muitas pessoas, mas pode ser um pesadelo para outras. Todos precisam de alimentos. Mas para o ser humano o ato de comer transcende as escolhas, comer significa estar vivo, portanto é essencial.

Mas de fato, a nutrição cresceu. Alimentos novos apareceram. As pessoas começaram a ter muitas dúvidas no que deveriam ou não comer.

Em paralelo vieram os trabalhos de pesquisa em nutrição/ medicina, uma dobradinha perfeita para orientar tanto na prevenção como os pacientes com doenças metabólicas, como por exemplo, a obesidade. Os estudos demonstraram que o ato de comer engloba fatores emocionais, simbólicos, fisiológicos e sócio culturais, tornando a nutrição uma ciência de evidências.

Em contraponto a mídia digital chegou, contribuindo diariamente para a divulgação do quão importante é se alimentar adequadamente. Mas infelizmente também se tornou um meio de fake News e de informações contraditórias sobre a alimentação. Em quem acreditar? Guidelines perderam a força para o “ serve para que”, “É bom para”, “Faz bem “, “ Faz mal”. Nesse lugar virtual tudo é possível. Existe um espaço para as informações distorcidas, desestabilizando conceitos clássicos sobre alimentação.

Mas como interpretar tudo isso? Como instruir e fazer com que os pacientes sigam ajustes alimentares, de qualquer ordem, se o alimento é lugar e acesso de todos? Como reverter a instabilidade dessas informações que vagam pelos meios sociais?

Respondo escrevendo: Fazendo a nossa parte, descontruindo mitos e incansavelmente orientando nossos pacientes nas pequenas mudanças em relação a um determinado alimento.

Mudar um hábito não é um processo linear, portanto vem entremeado de “insucessos “. Será que precisamos mudar TUDO?  Como lidar, por exemplo, com o significado não nutricional do alimento, ou seja, o alimento na busca da satisfação?

Não tenho dúvida, que a disponibilidade interna de cada paciente para ouvirdepois para entender…. Mais à frente, para aceitar o que vem acontecendo com cada um através da reflexão, é o caminho diante da complexidade que é comer.

Claudia Cravo

"A inteligência da alimentação e a melhoria da sua saúde"

Claudia Cravo

Contatos

+55 21 2286-4095
+55 21 2537-8276
+55 21 981 660 242
claudiacravoconsultorio@gmail.com

Rua Dona Mariana, 143 - Salas A24
Botafogo
Rio de Janeiro - RJ