ÓLEO DE COCO: MITOS E VERDADES que você precisa saber!

Você já ouviu falar que cozinhar com óleo de coco é mais saudável? Que óleo de coco deve ser adicionado ao cafézinho do dia a dia? Ou deve ser usado como substituto no preparo de receitas como bolo e outras?

Então fique atento!

Ao contrário do que muitos pensam, o óleo de coco (derivado do Coco nucifera) pode não ser um bom aliado à saúde. Segundo as diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o uso rotineiro do óleo de coco pode causar danos para a saúde cardiovascular. Alguns dos mitos e verdades serão desvendados neste post:

1 – O óleo de coco melhora os níveis de colesterol?
MITO. Não se recomenda coco e óleo de coco para tratamento de hipercolesterolemia, sendo necessários estudos adicionais para orientar seu uso em demais alterações metabólicas, pois trata-se de mais uma gordura saturada.

2 – É verdade que a gordura saturada (óleo de coco) aumenta o bom colesterol?
VERDADE. As gorduras saturadas, especialmente ácido mirístico e palmítico, o ácido láurico apresentam maior poder em elevar LDL-C (mau colesterol), bem como elevar do HDL-C (bom colesterol) também. Entretanto, cuidado, pois esse efeito benéfico no aumento do HDL não é soberano ao malefício causado pelo aumento do LDL-C (mau colesterol) na elevação da prevalência do risco cardiovascular (DCV).

3 – O melhor substituto da gordura saturada (óleo de coco) é o azeite?
MITO. A substituição por gordura poli-insaturado é considerada a melhor opção, por exemplo: óleo de soja, girassol, milho. Estudos já demonstraram que a substituição da gordura saturada (banha de porco, óleo de coco, a gordura das carnes vermelhas e queijos) por gordura polinsaturada pode ser um componente na redução do risco cardiovascular. O azeite também será uma boa substituição, mas não a melhor.

4 – Qual o impacto da gordura saturada no coração e no diabetes?
Discussões atuais questionaram essas recomendações, pois, com a indicação de redução da gordura saturada, houve um aumento do consumo de carboidratos, simples e refinados (doces, bolos tortas, produtos industrializados como doces ou salgados que contém açúcares, balas, chocolates e biscoitos de todos os tipos, inclusive os salgados). Evidências colhidas recentemente mostram que a substituição de gordura saturada por carboidratos simples pode ter grande impacto no aumento do risco de doença cardiovascular e diabetes.

Claudia Cravo

Texto de Claudia Cravo, publicado em Gastrolife.

NOVAS ou VELHAS TENDÊNCIAS na abordagem do peso?

NOVAS ou VELHAS TENDÊNCIAS na abordagem do peso?

Até o momento sabemos que não existe um tratamento  eficaz e definitivo para a perda e/ ou manutenção do peso. A perda de peso pode acontecer através de vários modelos de restrição dietética, entretanto, levará tempo para ACEITARMOS verdadeiramente...

read more
E a gastronomia?

E a gastronomia?

Geralmente não está vinculada as recomendações nutricionais, a dieta saudável ou ao tratamento para perda de peso ou outras dietas afins. Tem a ver com a arte e as delícias da cozinha e da cultura. Ela vai de encontro, de maneira geral, com as pessoas que querem...

read more

"A inteligência da alimentação e a melhoria da sua saúde"

Claudia Cravo

Contatos

+55 21 2286-4095
+55 21 2537-8276
+55 21 981 660 242
claudiacravoconsultorio@gmail.com

Rua Dona Mariana, 143 - Salas A24
Botafogo
Rio de Janeiro - RJ